terça-feira, 28 de abril de 2009

UC "Projecto em Informação e Jornalismo": Ponto da situação grupo 3B

Na próxima sessão da UC de Projecto cada grupo vai fazer o ponto da situação do estado em que está o seu trabalho. Vão ser dois dias para todos verem o que todos andam a fazer, e o que falta fazer… A apresentação do nosso grupo - 3B -, está calendarizada para hoje, dia 29, às 10h40.

Recordamos que andamos às voltas com “Bracara Augusta: construção e preservação do património”. O “caderno de encargos” que apresentámos no dia 10 de Março e que enviámos três dias depois, via “blackboard”, para os docentes, pode ser consultado a seguir:
Projecto_Inf_Jorn_Ricardino_Pedro_e_Vítor_de_Sousa





Podemos dizer, nesta altura, que os objectivos previstos estão quase todos concretizados e muitos outros, que entretanto foram surgindo, resolvidos.

Como se pode vislumbrar através da consulta deste “site”, temos o projecto dividido em seis partes:

“Principal”: Em princípio, será a última parte a ser redigida, e que será o “chapéu” do projecto, que servirá de ponto de partida para tudo o resto. Aqui será lançada a problemática construção/preservação, numa abrangência que extravasa claramente a época romana.

“Exemplos”: Bons e maus exemplos de construção e preservação do património. Fonte do Ídolo, Termas e Teatro romanos da Cividade, Balneário pré-romano da Estação da CP, vestígios romanos no subsolo das Frigideiras do Cantinho, Insula das Carvalheiras, obras na Av. Central e, o tema do momento, as Sete Fontes.

“Marcas”: De como Braga aproveitou e aproveita a passagem dos romanos, utilizando nomes marcadamente romanos e lógicas que têm que ver com o imaginário da época. Há vários casos. Mapeamos alguns: “Os guerreiros do Minho” (SC Braga), “Centro Comercial com 2 mil anos” (Associação Comercial de Braga), Bar Subura (nome atribuído à zona boémia de Roma), Albergaria Bracara Augusta, Livraria Bracara, Café Amphora, Centro Comercial Galécia, Salão de Estética Atrium, monumento comemorativo do bimilenário de Bracara Augusta, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

“Multimédia”: Local onde se pode aceder a infografias, fotoreportagens, vídeos, e toda a parafernália multimédia necessária e “possível” para cada caso desenvolvido em reportagem.

“Opinião”: A dicotomia entre a construção e a preservação do património do ponto de vista das principais forças políticas de Braga; também de um arquitecto que discorre sobre conceitos como PDM, Plano de Pormenor e Plano de Urbanização.

“Making of”: O diário de bordo de todo o projecto. Tudo o que acontece em Braga e tem que ver com Bracara Augusta, directa ou indirectamente, vem ter aqui. É alimentado diariamente desde que foi criado.

No slideshow que se segue, fique com o ponto da situação do projecto:

Podem utilizar a caixa de comentários para dizerem o que pensam do nosso projecto. Só com a crítica dos outros é que o nosso trabalho pode ser melhorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.