domingo, 26 de abril de 2009

A “Ínsula das Carvalheiras”

Mais um local “obrigatório” no que a Bracara Augusta diz respeito. Trata-se da Ínsula das Carvalheiras, também conhecida por ruínas das Carvalheiras ou Casa das Carvalheiras.
As ruínas das Carvalheiras estão classificadas como Imóvel de Interesse Público. Estão situadas bem no centro da cidade de Braga, nas imediações do quartel dos Bombeiros Voluntários e do edifício da Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva, em terrenos que são propriedade do Município de Braga. Apesar de, no local, não se encontrar qualquer placa identificativa e de o espaço se encontrar quase que “a monte”, as ruínas encontram-se sob a responsabilidade do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

A identificação do local ocorreu em 1983 com a descoberta de muros pertencentes a uma habitação e duas ruas. Foi depois totalmente delimitada uma habitação romana que ocupava a totalidade de um quarteirão residencial.


A Casa das Carvalheiras foi erguida na época flávia (último quartel do séc. I). O primitivo conjunto residencial corresponde a uma casa de átrio e peristilo. Tudo indica que se tenha mantido ocupada até ao séc. V.

O mapa do espaço bem como uma fotoreportagem estão disponíveis no menu Multimédia.

A reportagem completa, pode ser acedida através do menú Bons e maus exemplos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.