segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ministro da Cultura garante: novo hospital não afecta Sete Fontes


A notícia é do JN de hoje:

O Ministério da Cultura considera "indispensável" a constituição de um Parque Urbano para a preservação e valorização do complexo arqueológico das Sete Fontes.

Segundo um documento divulgado pelo Ministério de Pinto Ribeiro, em resposta a um requerimento do deputado comunista Agostinho Lopes, o Parque Urbano deverá integrar "os terrenos em que se localizam os diversos elementos constituintes deste sistema de abastecimento de água a Braga (fontes, galerias, canalizações)".

Mas as "revelações" governamentais não se ficam por aqui. A obra do novo hospital desenvolve-se sobre uma colina sobranceira ao sistema principal das Sete Fontes afectando uma das minas, precisamente aquela que mais água leva ao sistema principal, a Mina dos Órfãos.

Ora, o IGESPAR garante que transmitiu ao Ministério da Saúde "a condicionante" de preservação material da mina para o hospital poder ser construído.

Ontem, centenas de pessoas voltaram a marchar, num passeio para lembrar a importância em preservar o conjunto monumental (ver reportagem na página da JovemCoop.


Ler notícia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.