terça-feira, 5 de maio de 2009

Comenius juntou alunos estrangeiros em jantar romano

A visita ao Bom Jesus, os Jogos Sem Fronteiras, a visita ao Porto, o jantar romano realizado no Museu D. Diogo de Sousa marcaram a Semana da Mobilidade, que terminou quinta-feira, realizada no âmbito do Projecto Comenius ‘Travelling Europe’, coordenado pela Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão/Maximinos e que integra escolas de seis países europeus: Portugal, Espanha, Dinamarca, Reino Unido/País de Gales, Itália e Turquia.

Ler notícia completa no Correio do Minho, de onde retirámos a foto.

Um jantar romano foi degustado pelos alunos participantes do projecto Comenius. Mas, afinal, de que constava uma refeição romana?

Na Wikipédia encontram-se algumas dicas sobre a “Gastronomia da Roma Antiga”:

Durante a roma antiga a gastronomia consistia somente em vegetais e frutas. Os romanos gostavam de alho, cebola, nabo, figo, romãs, laranjas, pêras, maçãs e uvas. O prato típico era mingau de água com cevada. Uma versão mais sofisticada levava vinho e miolos de animais. Somente ricos comiam carne, geralmente de carneiro, burro, porco, ganso, pato ou pombo. Alimentavam os porcos com figos para que sua carne ficasse perfumada e criavam os gansos de maneira especial para com eles preparar patês. Faziam o mesmo com os frangos, alimentando-os com anis e outras especiarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.