domingo, 10 de maio de 2009

Antigo edifício dos Correios vai mostrar vestígios romanos

O antigo edifício dos Correios de Braga, localizado na Avenida da Liberdade, vai dar lugar a um centro comercial. As obras de reconversão estão em pleno desenvolvimento. A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) acompanhou-as a par e passo e produziu dois relatórios sobre os vestígios arqueológicos descobertos. Face à importância do que se encontrou, propôs-se a musealização ‘in situ’.

Para a responsável da UAUM, Manuela Martins, citada na edição do passado dia 17 de Abril, do jornal Correio do Minho, “foi descoberto nos últimos 16 meses um grande legado arqueológico”.
Aquela responsável sublinha que o futuro centro comercial “será um local diferente dos outros com dois espaços de ruínas visitáveis. Além disso é a prova que os sítios têm história que merece ser contada e que o passado e a memória podem viver com um espaço mais moderno e sofisticado”. Manuela Martins admitiu que “foi uma notável experiência”, sendo possível “devolver à cidade mais uma página da sua história”.

Na mesma publicação, o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, salienta que “este é mais um exemplo em Braga em que é possível conciliar a história com o desenvolvimento”. Espera que “este bom exemplo sirva de incentivo para outros empreendimentos”.

Sobre o que foi descoberto no local, podem ler-se os relatórios que a UAUM produziu sobre o assunto (aqui e aqui), bem como as imagens das respectivas (aqui e aqui).

Passamos esta tarde pelo local e partilhamos as fotos no slideshare que se segue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.