quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Fonte do Ídolo

Este é um bom exemplo de como a construção coexistiu com a preservação do património…
A Fonte do Ídolo é um local de culto que terá origem indígena, mas que continuou a ser utilizado em época romana. É um dos monumentos mais bem preservados da época existente em Braga e está classificado como Monumento Nacional desde 1910. Localizado num antigo quintal urbano, na Rua do Raio, é um santuário rupestre dedicado por Celico Fronte a uma divindade fluvial, Tongonabiago, em que se destaca uma figura togada esculpida na rocha.

Mais informações sobre a Fonte do Ídolo podem ser obtidas clicando neste link do google maps.

Uma breve visita à Fonte do Ídolo pode ser feita no slide que se segue. Mostra-se, também, o enquadramento deste espaço museológico com as obras que estão a ser levadas por diante no antigo edifício dos “Correios”, que fica localizado mesmo em frente. De resto, os arqueólogos sustentam que uma coisa tem que ver com a outra.
A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho já lá descobriu um edifício da época romana, possivelmente associado a rituais funerários. A estrutura estará ligada ao vizinho santuário da Fonte do Ídolo e, é certo, vai ser integrada no futuro centro comercial que será construído no local.
Este edifício e quatro sepulturas raras encontradas no mesmo local serão conservados in situ e musealizados, podendo ser visitados pelo público a médio prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.