quarta-feira, 15 de abril de 2009

Construção/preservação do património: Entrevista com arquitecto

Aos poucos, o Projecto vai ganhando forma. Sobre a problemática decorrente da necessidade de construír e preservar o património, ouvimos o arquitecto Miguel Costa, que desenvolve o seu trabalho numa Câmara Municipal.

As ideias deste responsável, que exerce funções num Departamento de Planeamento, são interessantes e vão ser reveladas mais tarde. Para já, ficam duas frases para "abrir o apetite" para o resto:

"(...) No caso de se querer construir em zona classificada como patrimonio (seja ele municipal ou nacional), tem que haver regras pré-estabelecidas relativamente à forma de construção e ao próprio uso da construção.
Aceito essas condições, no entanto entendo que não se pode ser demasiado rigoroso por forma a castrar a liberdade criativa. Deve haver discussão com quem planeia (...)".

"(...) Existem alguns exemplos de construção em locais apelidados como ´centros historicos´ que, fugindo à regra da preservação do modo construtivo e do ambiente em volta, se revelaram obras importantes e que conseguiram dignificar ainda mais o local onde se inserem (...)".


Nota: Fotos retiradas dos sítios correspondentes às respectivas hiperligações

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.