terça-feira, 31 de março de 2009

Mais... Bracara Augusta

Uma informação recebida by mail institucional da UM. Não está no portal da universidade, nem sequer no da entidade que promove a iniciativa, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
"O TEMPLO MÁXIMO DA BRAGA ROMANA"
A conferência realiza-se no Museu Nogueira da Silva no próximo dia 2 de Abril (quinta-feira), às 21:30 h., com entrada livre.

A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, vai de novo centrar a sua atenção na discussão da importância e dimensão de Bracara Augusta, através de uma conferência que o Doutor Rui Morais irá proferir com o título: Entre a expiação e a sacralidade: o templo máximo de “Bracara Augusta”.

A partir do estudo de 2 fragmentos de taças de vidro de produção local do séc. IV, o conferencista, depois de descrever o fórum no contexto urbano de Bracara Augusta procurará demonstrar a existência de um templo máximo, octástilo, a dominar aquele lugar de eleição de uma das “cidades famosas” do império romano, de acordo com o poeta latino Ausónio.

Para enriquecer o conteúdo da comunicação, com a colaboração da doutora Eliana M. Pinho, investigadora em Matemática, especializada em astronomia, serão lançadas algumas pistas sobre a data de fundação de Bracara Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.