quarta-feira, 11 de março de 2009

Braga Romana

Às voltas com o tema do projecto...

Na sessão de 4 de Março, defendemos os contornos da nossa estória... Partimos deste princípio: Como conciliar o progresso de uma cidade, nomeadamente em termos de construção, com a defesa do património histórico? Como assunto principal do projecto propomo-nos abordar os constrangimentos e as vantagens desta situação.

Um tema que, em Braga, faz todo o sentido. Nomeadamente no que ao vestígios da romanização diz respeito. Basta dar uma olhadela pela imprensa destes dias sobre a polémica da preservação das Sete Fontes e a construção do novo hospital.
A lógica do trabalho assenta nestes items com o foco centrado na dicotomia construção/preservação e num trabalho jornalístico (em relação à peça principal):
- Braga Romana (constrangimentos e vantagens);
- Relação entre património e desenvolvimento;
- O que pesa mais a quem decide? Interesses ou cultura? O que se valoriza mais?
- Como é que são tomadas as decisões sobre esta matéria?

Para além da peça jornalística principal, pensamos em enriquecer o trabalho, com abertura de reportagem para temas mais genéricos, como a “Bracara Augusta” propriamente dita (o que é, história…); como é que isso é usado pelas e entidades públicas e privadas o ex-libris “Bracara Augusta” (Braga Romana): apenas retórica ou existe na prática esse sentimento?

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.